Esfigmomanômetro - o que é e para que serve?
Um dos mais graves problemas de saúde em nosso mundo agitado e estressante é, sem sombra de dúvida nenhuma, a pressão alta ou, como se costuma dizer em linguagem científica, a hipertensão. Por isso é indispensável que a pressão arterial seja medida com certa frequência e o próprio governo tem desenvolvido campanhas publicitárias alertando a população para essa necessidade.
O aparelho utilizado na medida da pressão arterial tem um nome bem estranho: é o esfigmomanômetro (do grego sphygmos = pulso). A medição é feita por meio da percepção da pulsação de uma artéria de alguma região do corpo, geralmente a arteria radial, localizada no braço da pessoa.
Modernamente há esfigmomanômetro bastante sofisticados que lêem diretamente num visor de cristal liquido os valores da pressão arterial e da frequência cardiaca. Entretanto, na maior parte dos casos, o esfigmomanômetro utilizado é bem mais simples e exige a presença de um operador, que deve ouvir, através de um estetoscópio, as pulsações da artéria para conseguir obter a pressão arterial do paciente. É nesse tipo de esfigmomanômetro que apresentamos a seguir.
Esse esfigmomanômetro consta de um manguito de borracha (braçadeira) que envolve o braço do paciente em toda a sua circunferência. O manguito é inflado por meio de uma bomba. A pressão exercida pelo manguito bloqueia a corrente sanguinea na artéria. O operador coloca sobre a artéria, na parte interna do cotovelo, o auscultador do estestoscópio e começa a soltar o ar do manguito. Quando ouve a primeira pulsação, o operador registra o primeiro valor de pressão indicado pelo aparelho (esse valor corresponde a pressão sistótica). Continuando a saída do ar, quando percebe que a pulsação voltou a desaparecer, registra o novo valor de pressão lido no aparelho (esse segundo valor corresponde à pressão diastólica).
Assim, por exemplo, se a pessoa tiver uma pressão arterial de 14 por 18, isso quer dizer que sua pressão sistólica é 14 cmHg e a sua pressão diastólica é 8 cmHg (às vezes fala-se que a pressão é 140 por 80, mas isso significa que a unidade de medida é o mmHg).